Como fazer café torrado e moído?

Como fazer café torrado e moído?

Conhecido por seu aroma e sabor intenso, o café torrado e moído é um dos modos mais populares de consumo dessa bebida apreciada em todo o mundo, permitindo que se experimente toda a intensidade e sabor estimulante do café.

O preparo do café torrado e moído pode envolver diferentes processos, como ebulição, filtragem, infusão e pressão, que estarão presentes em algum momento na etapa de preparação dependendo do método escolhido.

A filtragem é comumente usada em métodos tradicionais de extração de café, como o café coado, por exemplo. O café espresso, por sua vez, é extraído através de pressão, proporcionando uma bebida com sabor e aroma inigualáveis. Já a infusão e a ebulição são processos comumente utilizados na extração do café com a prensa francesa e a cafeteira italiana, respectivamente.

Se você deseja saber mais, continue a leitura e descubra tudo sobre o café torrado e moído e como prepará-lo para ter uma experiência de sabor única!

O que é café torrado e moído?

Também conhecido como café em pó, o famoso café torrado e moído é um dos tipos de café mais consumidos, presente na mesa da maioria dos brasileiros.

Seja embalado de fábrica ou moído na hora, é essencial estar atento ao tipo de grão e sua qualidade, bem como o processo de moagem utilizado, pois esses detalhes irão definir as características da bebida após a extração conforme o método de preparo que você escolher.

Como é feito o processo de torrefação e moagem do café?

Antes de se tornar o café torrado e moído como conhecemos os grãos de café passam por um processo cuidadoso e detalhado que se inicia depois da colheita.

Primeiro, os grãos passam pelo processo de separação de objetos estranhos, como pequenas pedras, folhas e gravetos, além disso ocorre também a separação do fruto da casca. Para que, em seguida, sejam enfim secos, ao sol ou de forma mecânica, cuidadosamente.

A próxima etapa é a de torrefação, é ela que determinará as características do café na hora da extração. Não é à toa que cada tipo de torra gera um atributo e notas específicas e relevantes para o sabor e o aroma do café. 

Logo após da torrefação, inicia-se o processo de moagem que definirá a granulometria do pó, sendo de espessura extra fina a grossa. Essa granulometria irá influenciar diretamente no resultado final da bebida, uma vez que diferentes métodos de preparo requerem diferentes níveis de moagem.

Comparação entre café torrado e moído e café em grãos

Como o próprio nome sugere, o café torrado e moído é o grão de café que passou pelo processo de torrefação, a secagem dos grãos e moagem, transformando-se em café torrado em pó. Já o café em grão, é o café mais próximo do seu aspecto natural, que poderá ser moído de acordo com a preferência de granulometria da pessoa que for consumi-lo.

Ingredientes necessários para preparar o café torrado e moído perfeito

O preparo do café torrado e moído é relativamente simples e a bebida pode ser preparada de várias maneiras. A seguir, você encontrará os ingredientes e equipamentos necessários para preparar o café torrado e moído perfeito da forma tradicional, coado! Confira:

Ingredientes

Equipamentos Tradicionais

  • Coador de café
  • Filtro de papel ou pano
  • Chaleira ou bule

Passo a passo para a preparação do café torrado e moído ideal

  1. Aqueça a água: coloque água em uma chaleira e leve ao fogão para aquecer. Lembre-se de deixar o fogo ligado somente até subirem as primeiras bolhinhas. Passar o café com água fervente pode alterar o sabor da bebida.
  1. Prepare o coador: separe o seu suporte para filtro. Se estiver usando um filtro de papel, umedeça-o com água quente para remover qualquer sabor residual que possa afetar o sabor final.
  1. Adicione o café: coloque o pó de café no filtro, em geral recomenda-se usar três colheres de sopa para cada 500 ml de água, mas a quantidade pode ser ajustada de acordo com suas preferências. 
  1. Despeje a água: Regue o pó de café com a quantidade de água quente suficiente para umedecê-lo, espere alguns segundos e despeje o restante da água em movimento circular para coá-lo igualmente, permitindo que a extração ocorra em seu fluxo natural, sem mexer.
  1. Sirva sua bebida: Após o preparo, sirva imediatamente para garantir o melhor sabor. Aproveite seu café torrado e moído!

Perguntas frequentes

Embora o processo de preparo do café torrado e moído seja simples, é normal surgirem dúvidas. Pensando nisso, reunimos as principais abaixo:

  1. Pode usar água da torneira no preparo do café?
    A melhor escolha para o preparo do café é utilizar água filtrada, pois a água da torneira contém minerais, cloro e outras substâncias químicas que podem influenciar no sabor final do café.
  2. A proporção de água e café importa?
    Para uma bebida equilibrada, calcule a quantidade de gramas de café em pó e água por pessoa. A cada 1 colher de sopa de pó de café, utilize de 150 a 200 ml de água.
  1. Despejar a água fervendo no pó de café é o ideal?
    A temperatura ideal da água para se fazer a bebida está entre 90° a 96°C, ou seja, quente, mas não fervendo. Pois a temperatura super elevada da água fervente pode afetar o sabor final.

Como armazenar e conservar o café torrado e moído L’OR?

Caso você não queira mantê-lo em sua própria embalagem após aberto, o ideal é armazená-lo em potes herméticos ou de vidro, desde que estejam secos e sejam bem vedados. Para preservar as suas características originais, o café deve ficar longe de qualquer exposição ao calor e umidade e o ideal é consumir o produto aberto em até 30 dias.

Qual é a proporção de café e água?

A proporção de café e água varia conforme a quantidade de porções que você deseja servir. Se for, por exemplo, preparar uma porção de café para três pessoas, o ideal é calcular 3 colheres de pó de café cheias para 500 ml de água. 

Agora que você já sabe tudo sobre o café torrado e moído, desde a sua produção até o preparo, é hora de colocar em prática e degustar uma deliciosa xícara de café. 

Descubra a excelência do Café L’OR e aproveite uma experiência de intensidade e sabores únicos, nas versões cápsulas, torrado e moído, solúvel ou em grãos.

OUTRAS CATEGORIAS