Quando falamos em café, o nome “arábica” é mencionado frequentemente como sinônimo de qualidade e sabor. Mas você sabe por que o café arábica ocupa um lugar tão especial no coração dos apreciadores de café em todo o mundo?
Além de ser uma das espécies de café mais conhecidas e com o grão de maior valor no mercado, o café arábica é desejado por sua alta qualidade, em razão do cuidado rigoroso desde o desenvolvimento da muda ao ensacamento.
Existem diversas variedades de plantas de café arábica, que se diferem por suas características distintas em sabores, acidez e corpo após a extração.
Conheça mais sobre o café Arábica na leitura a seguir.
Conheça a espécie de café arábica
Vindo da Etiópia, o café Arábica carrega esse nome pelo fato da Arábia ser responsável por espalhar a cultura do café. Ao que tudo indica, o café arábica é uma das primeiras espécies a serem cultivadas em grande escala no mundo.
Esse tipo de grão exige bastante cuidado no manuseio desde o plantio ao ensacamento, pois a sua muda é sensível, suscetível a pragas, e só pode ser cultivada em espaços que apresentem altitude superior a 800m, com temperaturas agradáveis.
O café arábica é requisitado sobretudo pela qualidade e fineza dos grãos, por seu aroma intenso, diferentes sabores, corpos e acidez, normalmente apreciado por públicos mais exigentes. A união dos cuidados minuciosos em seus processos de fabricação não poderia dar em outro resultado: este grão tornou-se ainda mais valorizado no mercado.
Apesar de ter 50% menos cafeína em sua composição do que a outra espécie conhecida como Robusta, o café Arábica possui subespécies de plantas com variações de sabores mais fortes, intensos, suaves e equilibrados em seus grãos conforme a sua forma de cultivo. No Brasil, há uma presença relevante da produção deste café em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Bahia.
Características distintas do café arábica
O café arábica possui diversas variedades de plantas, também conhecidas como subespécies, com características distintas, sendo Bourbon, Catuaí, Acaiá, Icatu, Mundo Novo e Topázio as mais consumidas.
A região de cultivo, cuidados na lavoura, cautelas no pós-colheita e o próprio processo de torrefação dos grãos, influenciam diretamente nas características do café no momento da extração. A excelência L’OR é capaz de entregar inúmeras experiencias sensoriais com o mesmo grão, agradando os mais diversos tipos de amantes do café.
Conheça agora as características distintas do café arábica.
1. Bourbon
Com a textura mais cremosa, um sabor mais adocicado e de aroma intenso, o Bourbon é um dos cafés finos mais consumidos. Sinta no paladar a acidez equilibrada e as notas de caramelo, chocolate e frutas cítricas, com perfume floral e cítrico.
2. Catuaí
Para aqueles que desejam apreciar o café sem açúcar, o Catuaí é a opção ideal. A doçura e acidez equilibradas são as características sobressalentes desta bebida mais leve e suave.
3. Acaiá
Uma variedade do Novo Mundo, o Acaiá possui uma acidez equilibrada, com sabores mais complexos, notas cítricas, chocolate e frutas secas, além de um amargor suave e aromático.
4. Icatu
Junção do café Arábica e Robusta, a extração do Icatu resulta em uma bebida encorpada, com sabor mais frutado e acidez mais pronunciada.
5. Mundo Novo
O café mais requisitado pelo seu sabor marcante e aroma suave. O Mundo Novo é um café encorpado, com notas de caramelo, chocolate e acidez mais baixa.
6. Topázio
O Topázio possui um sabor mais suave e também é utilizado comumente em bebidas finas. O aroma intenso e a acidez média com notas de frutas cítricas destacam seu sabor natural e único, que remetem a frutas tropicais e tangerina.
Em geral, todas as subespécies apresentadas provêm do híbrido entre um grão e outro tendo, consequentemente, características marcantes particulares em cada extração.
Comparação entre café arábica e café robusta
Você sabia que o café Arábica e o café Robusta são as espécies mais conhecidas de café entre as mais de 100 comercializadas ao redor do mundo?
Podemos dizer que a principal diferença entre os dois é o modo de cultivo. Enquanto o café Robusta é produzido em altitudes mais baixas, o Arábica deve ser cultivado em altitudes mais altas, com clima mais suave e com outros cuidados especiais para que as mudas, sensíveis a pestes e pragas, estejam aptas para florescer, oferecendo assim uma qualidade melhor do grão.
Esses grãos predominantes no Brasil possuem formatos, sabores, aromas e concentrações diferentes. O café Robusta é mais intenso e forte com o dobro de cafeína do café Arábica, considerado mais suave e fino. Enquanto o café Robusta tem um sabor mais marcante e amargo, o café Arábica possui uma leve acidez, é mais doce e com um sabor mais suave.
Por que o café arábica é tão valorizado?
O café Arábica é considerado o melhor café do mercado, com qualidade superior aos demais em razão dos cuidados no processo do plantio, da fabricação ao ensacamento e degustação.
Ele é cultivado em uma altitude de 800m, em temperaturas amenas, características que valorizam o grão de café e reforçam a sua qualidade.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o Blog Café L’OR e fique por dentro de dicas, notícias e curiosidades sobre o Café!